
Aquarelas trazem a montanha e o mar à Pinacoteca Benedicto Calixto
Mostra na Pinacoteca Benedicto Calixto traz aquarela de Godiva Acioly
Maria Inês Luckacs é a presidente da ABA – Associação Brasileira de Aquarela e Arte sobre Papel, entidade que traz para Santos, na quarta 18, a sensibilidade que faz a vida ficar mais bonita. Ela descreve assim a arte concebida por 28 artistas cujas obras chegam por aqui e se assentam nas paredes da nossa bela Pinacoteca Benedicto Calixto (com foto na home, assinada por Marcos Piffer): “Todos eles desvendam 56 momentos em que contidos pelas suas mãos, pigmento e água se fundem em manchas, figuras e composições, onde a transparência leva ao etéreo e o denso da cor aos mistérios das profundezas”.
A mostra Aquarelas – da montanha ao mar é uma parceria com a ABA e reúne trabalhos de 28 artistas cujos nomes circulam no cenário artístico internacional. O santista terá a oportunidade de ver, a partir desta quarta e até 26 de agosto, as obras de Antonio Carlos Rampazzo, Carla Petrini, Cassiano Pereira Nunes, Claudia Simões, Eddy Tricerri, Flavio Ribeiro, Gladys Maldaun, Godiva Accioly, Helena Müller, Heloisa Pessoa, Isabel Cardoso, Ivani Ranieri, Ivone Beltran, Lilian Arbex, Luci Brandimiller, Marco Sāo Pedro, Margarida Gregori, Maria Clarice Sarraf, Maria Inês Lukacs, Maria Laura de Azevedo Marques, Maria Lucia Panizza, Marina Martinelli, Mutsuko Kucinski, Rosane Gauss, Rosemary Granata, Sonia Scalabrin, Suely Cauduro e Zilá Troper.

É de Marco São Pedro a obra que se coloca no tema “Aquarelas – da montanha ao mar”
Com seus temas bucólicos que tanto encantam, a aquarela é melhor explicada por Maria Inês Lukacs, que participa da exposição. Segundo ela, “na aquarela, a água corre solta em alguns momentos e a cor se torna difusa, se mescla com outras cores, criando novas expectativas, novas estórias, enquanto em outros momentos a água quase nāo penetra, a luz se vê bloqueada e a sombra com sua força pungente se faz presente. O pigmento é denso e cobre o papel como uma cortina que nāo desvenda o amanhā, mas traz segredos e promessas”.
A Associação Brasileira de Aquarela e da Arte sobre Papel é de relevância na difusão dessa técnica, pois agrega artistas aquarelistas de todo o Brasil. Tem sede em São Paulo e nasceu em 1987 como Núcleo de Aquarelistas, e somente depois de 20 anos, em 2006, transformou-se na Associaçāo Brasileira de Aquarelas e da Arte sobre Papel. Criada por Iole Di Natale e um grupo de artistas, a ABA tinha como meta abrir espaços para novos profissionais interessados em participar da associação, divulgar a diversidade de técnicas, a delicadeza e elegância das formas e cores utilizadas nas aquarelas.
Serviço
Exposição: Aquarelas – da Montanha ao Mar
Inauguração – 18 de julho – quarta-feira – 19h30
Aberta à visitação até 26 de agosto
Pinacoteca Benedicto Calixto
Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos
Horário de funcionamento- de terça a domingo, das 09h00 às 18h00
Entrada franca