Blog

Arte e cultura nos convidam à Pinacoteca Benedicto Calixto

Pelo menos duas vezes por semana estou na Pinacoteca Benedicto Calixto, a trabalho com meus grupos de estudos, todas as segundas e terças-feiras. Aprendi a amar aquele espaço pleno de natureza, onde tudo convida à contemplação e ainda nos oferece uma das agendas mais interessantes de arte e cultura. Os jardins da Pinacoteca, uma moldura ao Casarão Branco da Orla (denominação que a colunista Thereza Bueno Wolf deu à sede histórica), já são, por si só, um encontro com a natureza de Deus, com suas árvores centenárias, os pássaros, o gato Calixto a receber os visitantes… E, falemos a verdade, também os mosquitos, a lembrar que somos doces criaturas e por isso os atraímos para umas picadas.

É lá, como ressaltei, que acontece uma programação das mais variadas, provocando o santista e o turista a conhecer sejam novas tendências das artes, sejam as obras imortais de inspirados pintores, poetas, escritores e artistas que têm no seu ofício o dom de também nos inspirar e levar a viagens na imaginação.

Hoje, por exemplo, temos um encontro com o poeta Fernando Pessoa, ele que completaria neste 13 de junho 130 anos, e nos deixou de presente uma obra inestimável. O poeta e escritor Flávio Viegas Amoreira conduzirá, a partir das 19 horas, a oficina aberta gratuita Fernando Pessoa 130 anos de encantamento, um convite a darmos os braços a este homem plural que se foi tão cedo, aos 47 anos, e de fato nos encanta com seu saber e sentir.

O Universo de Fatalla

No anexo da Pinacoteca, bem ao lado do Café Benedicto Calixto, tem a exposição de Alexandre Fatalla, que se apresenta anunciando “Nove anos de genialidade ou loucura; tudo depende do olhar lançado”.

Até 24 de junho, o artista mostra sua obra que atrai pelo inusitado de formas e cores, cuja concepção e técnica produtiva, ele explica, se apoia na tecnologia digital. “Nela encontrei a ferramenta necessária para extrair a pureza das cores, a vibração energética, e as formas inusitadas e provocadoras que surgem ao meu olhar curioso que nunca se aquieta”, explica Fatalla sobre a mostra O Universo Imaginário: as várias facetas da luz.

Cultura Ocidental

Outra atividade que já começou na Pinacoteca Benedicto Calixto é conduzida pelo professor Nelson Wendel Pirotta, todas as quintas-feiras. História da Cultura Ocidental leva os participantes a conhecer as características principais de cada período da História, e oferece aos alunos a possibilidade de novas interpretações da arte.

Há duas turmas e você pode escolher entre dois horários: às 17h30 e às 19h30, informando-se antes na secretaria da Pinacoteca. Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – WhatsApp (13) 98852-0873.


contato@veraleon.com.br

Repórter especial em jornais santistas e assessora de imprensa em São Paulo e Brasília, nas equipes de ministros e secretários de Estado. Especialista em Psicologia Analítica Junguiana e Constelação Familiar.

Siga-me: