Um mundo de som e luzes para realizar sonhos
Por Ivani Cardoso *
Estão longe os tempos em que Alexandre Moraes, conhecido por todos como Xandy, aparecia com sua sonata embaixo do braço e o playlist selecionado e escrito à mão, suficientes para animar as festinhas de garagem dos amigos. O mundo mudou e as festas também. Cada vez mais, o som, as luzes, as cores, os equipamentos e os efeitos especiais dominam os ambientes e fazem a diferença para quem quer fazer um evento especial e inesquecível.
“Não fazemos festas, nós realizamos sonhos”, diz Xandy, atualmente à frente da empresa B3 Modifik, ao lado do sócio Marcelo Ottini. Eles oferecem suporte, instalação e locação de equipamentos de som, iluminação e estrutura para valorizar festas em geral e eventos corporativos. O trabalho inclui DJs, sonorização, iluminação de pista, painel e pista de LED, montagem cênica, tevês e telão. E se faltar alguma coisa na lista, não se preocupe, eles vão atrás.
Tudo isso não faria sentido se não tivesse por trás os elementos essenciais para garantir sucesso com profissionalismo: talento e paixão pelo trabalho. Xandy nasceu para a música, mesmo sem saber tocar um instrumento. Durante alguns anos se afastou da vocação e foi trabalhar na área de tecnologia em um banco, mas desde 2008 voltou para o seu lugar. Primeiro recomeçou a fazer som em pequenas festas, mas em 2009 abriu a empresa B3 e desde então coordena eventos sociais e corporativos em Santos e região. A empresa mudou de nome e cresceu com a parceria de Marcelo Ottini, e eles mantêm um depósito com toda estrutura para qualquer tipo de festa. E se depender deles, novos projetos vão aparecer em breve.
Qual é a música?
Até hoje Xandy continua atuando como DJ, e diz que um dia ainda vai ter tempo para ter aulas de sax, um sonho antigo. Por enquanto é impossível, o trabalho só tem aumentado, principalmente nos finais de semana.
A profissão de DJ não existe para o Ministério do Trabalho, e para muitos ainda está associada à música e à diversão. Mas não é bem assim. Xandy conta que para ser um DJ profissional é preciso estudar muito, conhecer os equipamentos e as novidades musicais que chegam a todo instante. Ele reconhece que tem um bom ouvido musical, o que facilita muito, e consegue na conversa saber exatamente o que os clientes gostam de ouvir e o tipo de som que desejam para seus convidados.
A empresa é seu paraíso, onde ele vive cercado por caixas de som, microfones, tevês, telões, pistas de LED, aparelhos de projeção e iluminação, estruturas metálicas, equipamentos para efeitos especiais e outros instrumentos. Todos os equipamentos são próprios, uma garantia para poder atender bem e em qualquer ocasião.
São vários eventos por semana, principalmente aos sábados, quando organizam, no mínimo, três casamentos ou festas de 15 anos. “Costumo dizer que não é trabalho, é diversão, e eu ainda ganho por isso”, brinca.
Sobre a empresa
A B3 Modifik oferece suporte, instalação e locação de equipamentos de som, iluminação e estrutura para festas em geral e eventos corporativos. Atende Santos, região da Baixada Santista, São Paulo e outros locais. Entre seus clientes, estão o Rotary Club, Bunge, Ultragaz, universidades, prefeituras, Rede Accor de Hotéis e outros. Na Copa, por exemplo, o painel de LED da praça Mauá, em Santos, foi montado pela empresa.
Xandy também lembra da parceria de sucesso com a Rádio Guarujá FM, e por conta disso já cuidou de show de famosos como Thiaguinho e Roberta Miranda, entre tantos outros.
A empresa tem sede e um depósito no Marapé, onde ficam guardados todos os equipamentos, inclusive as três pistas de LED (com área de 210 metros quadrados) em modelos com efeitos e imagens diferentes, que estão fazendo o maior sucesso nas festas.
A maior parte dos equipamentos vem da China, país que tem sempre muitas novidades tecnológicas nessa área. Xandy e seu sócio vivem pesquisando os lançamentos que podem ser importados para incrementar suas festas. “É difícil acompanhar o ritmo, sempre há novos produtos chegando ao mercado”, comenta.
O trabalho em cada evento é grande. Em alguns casos, é preciso dois dias para fazer a montagem e seguir toda a logística. A equipe deve estar bem afinada para facilitar toda a engrenagem. Não é fácil, mas o prazer de realizar sonhos continua sendo a ponte para garantir sucesso em todos os caminhos.
O melhor elogio veio de um cliente, que apresentou uma ideia bem complicada e Xandy topou na hora. O comentário do cliente: “Sou louco, mas vocês conseguem ser piores do que eu”. Para dar conta do recado, vale tudo. Ele faz reuniões técnicas com os clientes para conhecer os gostos e estilos musicais e sentir que tipo de som e luz podem fazer a diferença durante o evento: “Não é só colocar e ligar os equipamentos, é muito mais, tem que ter envolvimento”, garante.
E esse envolvimento gera recompensas, como no dia de uma grande festa no dia 5 de janeiro, seu aniversário. Era o casamento de uma brasileira com um chileno. De repente, o noivo parou a festa, pediu o microfone e fez uma homenagem para Xandy, com bolo, velinhas e mais de 25 convidados do Chile cantando “Feliz cumpleaños” para ele. Não é de emocionar? Ele ficou muito surpreso e confessa que até chorou com tanto carinho.
B3 Modifik
(13) 3011-1331 / 98125-1973
https://www.facebook.com/b3modifik/