Entre cores, sabores e criatividade. É o tim-tim da Drink Bartender!
Por Ivani Cardoso *
Quem foi no lançamento deste blog, no Clube dos Ingleses, certamente experimentou os drinques deliciosos e coloridos escolhidos e preparados por Ricardo Fernandes Gonçalves e sua equipe, da Drinks Bartender.
A Drink Bartender caprichou no visual e na qualidade dos ingredientes usados nas opções de drinques no lançamento deste blog, no Clube dos Ingleses (Foto José Luiz Borges)[/caption]
Há dez anos ele abriu a empresa, depois de virar a mesa e deixar o trabalho como bancário. E valeu a pena. Ricardo nasceu em Aparecida D’Oeste, no Interior de São Paulo, e veio menino para Santos. Formado em Biologia, nem passou perto de atuar na área, mas usou o conhecimento de explorar métodos científicos e a habilidade de criar para descobrir outro tipo de misturas especiais…
Ele já estava acostumado a preparar caipirinhas e outras bebidas nas festinhas e churrascos que frequentava, e foi chamado por um amigo que abriu uma empresa dessa área. A experiência durou um tempo e a empresa fechou, mas despertou a curiosidade de Ricardo para aprender mais sobre a arte de preparar drinques. Frequentou vários cursos em São Paulo, aprendeu novas receitas e técnicas e o destino se encarregou do resto.
Na época, estava trabalhando como caixa do Bradesco, mas como as pessoas sabiam de seu hobby, começaram a chegar muitos convites para festinhas à noite ou nos finais de semana. Os pedidos foram aumentando, mas a decisão veio mesmo quando perdeu uma grande festa por não conseguir atender ao telefone durante o trabalho.
Então resolveu abrir sua própria empresa de Bartender com a cara e a coragem, além do talento, claro. Lembra que o primeiro bar para degustação foi feito na garra. Um marceneiro fez o móvel e Ricardo cuidou sozinho da iluminação e dos detalhes em couro que na época estavam no auge. Comprou inicialmente um estoque reduzido de bebidas e equipamentos e aos poucos a Drinks Bartender foi crescendo.
No começo ele mesmo ia nas festas preparar os drinques. E olha que fazia muito sucesso. Em um casamento, por exemplo, foi levado pela noiva e a madrinha para a pista de danças. O noivo não gostou muito, mas as garotas adoraram a performance.
Agora ele só coordena as degustações na loja e comanda todos as festas e eventos corporativos, mas faz questão de treinar pessoalmente os funcionários e está sempre procurando se atualizar e ampliar o leque de opções para servir nas festas.
Drinque favorito não tem, prefere mesmo cerveja, mas entende tudo de bebidas. Conta que o gin está na moda e há várias marcas e drinques para degustar nos seus cardápios. Na hora das caipirinhas, os convidados preferem mesmo vodca e saquê. O aperol com espumante também tem público garantido. Entre os segredos do sucesso, está a mistura de especiarias e flores em seus drinques, mas sempre há muitas novidades chegando. Ele usa até mesmo geleias para dar um toque diferente aos drinques, mas não é qualquer geleia. As geleias e os xaropes ele mesmo prepara na empresa. Tem que ficar bom, não é?
Para as festas, ele oferece quatro ilhas/bares que fazem o maior sucesso, com materiais como espelhos, bolhas e muita iluminação, além de um bar em estilo rústico para eventos na praia.
A empresa
A Drinks Bartender tem bares itinerantes e oferece serviços especializados de coquetelaria e entretenimento de bar para eventos casamentos, aniversários, festas de debutantes, formaturas, congressos, feiras e outros, oferecendo drinques coloridos, criativos e saborosos.
Atende em Santos e região, São Paulo e outras cidades do Estado, com equipes treinadas para fazer até cinco festas no mesmo dia. Os clientes podem escolher os drinques em vários cardápios com opções de bebidas e ingredientes de todos os preços, a partir de R$ 20,00 por pessoa. Geralmente nas festas o esquema é o Open Bar. Há um numero mínimo de 50 clientes para contratar o serviço.
Ricardo comenta que um minuto é o tempo para preparar um drinque, e que nas festas um bartender atende cerca de 50 pessoas. Só em 2017 foram 280 festas, e esse ano o movimento continua crescendo. O segredo dos drinques, ele diz, é usar sempre as mesmas medidas e um dosador para garantir a qualidade.
E para quem não sabe a diferença entre barman e bartender, esclarece: O barman faz coquetéis, está sempre usando um traje mais clássico, com terno e gravata, e trabalha em restaurantes, hotéis, bares de navios. O bartender geralmente é mais jovem, prepara drinques mais elaborados, usa roupas mais descontraídas e atende em baladas e festas para jovens. Alguns bartenders também fazem performances com os drinques (técnicas de Flair).
Drinks Bartender
Rua Princesa Isabel, 265 – Vila Belmiro – Santos/SP
Telefone: (13) 3025-9144
Email: contato@drinksbartender.com.br
Uma surpresa das mais agradáveis
Por Vera Leon
“Confesso que não esperava um drinque com meu nome e estranhei quando Ricardo, bem antes da festa, fez algumas perguntas sobre minhas preferências sobre frutas, doces… Disse, por exemplo, que caju nãooooo. Leite condensado em bebidas… nãoooooooo! E qual não foi minha surpresa quando, na noite do lançamento do blog, em plena festa, a bebida chega toda elegante numa taça, colorida e perfumada. No salão do Clube dos Ingleses, todo mundo esperando minha reação ao primeiro gole. E, cara mais que feliz, como podem ver na foto, eu provei e aprovei! Aliás, logo em seguida os convidados se concentraram no bar, à espera da sua porção mágica, numa aprovação unânime e, por que não dizer, repetida por muitos, inclusive! Foi uma experiência inesquecível, tanto pela qualidade e exclusividade do drinque, como pela delicadeza de me tornar ainda mais feliz naquela noite. Obrigada, Ricardo Fernandes e sua equipe”.
Drink Vera Leon
50 ml de vodka – ½ limão siciliano – 1/3 lima da Pérsia
1 colher de açúcar – 1 colher de geleia de morango
Para finalizar: Twist de Limão siciliano
*Ivani Cardoso é jornalista